Durante a apresentação Panorama de Mercado de RPG de Mesa 2016, realizada na Campus Party Brasil 10 em São Paulo em 02 de fevereiro, os editores da Aster Editora divulgaram o resultado da Pesquisa de Mercado de RPG de Mesa 2016, comentando alguns dos principais dados.
Uma das revelações importantes da pesquisa é que a maior parte dos jogadores e jogadoras do Brasil (40%) que ficou sem jogar RPG foi por não encontrar outros jogadores com quem jogar, e não por estar muito ocupado na vida pessoal (27,1%), ficar sem tempo na vida pessoal (12,4) nem, ainda, ter encontrado outro jogo que prefere jogar (0,7%).
A pesquisa, realizada via internet durante os meses de novembro a janeiro, teve 1473 participantes.
Durante a apresentação na Campus Party, discutiu-se também a predominância masculina no hobby, a profissionalização da área e formas de se trazer mais pessoas para as mesas de jogo.
A análise da pesquisa pode ser baixada aqui.
E fique ligado na Aster Editora! Semana que vem começa a pré-venda do Travessias versão impressa!